quinta-feira, 31 de março de 2011

"As vezes eu tenho vergonha do Chile".

Foi essa a frase que eu ouvi de um amigo chileno que morou no Brasil alguns meses e se vira muito bem no português. Por quê? É simples, a repressão policial dos carabineros (a polícia daqui) é inacreditável. Anteontem foi "dia dos jovenes combatentes", no ano de 1985 alguns jovens militantes foram mortos enquanto andavam pelas ruas de Santiago, nunca foi comprovado quem realmente matou os jovens, mas todos culpam os carabineros ou a polícia secreta. Desde então este dia ficou marcado todo ano por fortes combates contra a polícia aqui em Santiago, protestos fortíssimos com direito a uso de coquetel molotov, balas de borracha, barricadas e bombas de "efeito moral".
De fato, não presenciei nenhum destes combates de perto, o que vi foi uma correria em frente a Universidade semana passada, mas o assunto era outro, relacionado aos Mapuches e a Ley anti-terrorista, outro assunto muito polêmico aqui nas terras andinas.
No dia dos jovens combatentes não houve muitos protestos, e se entende, realmente é complicado protestar, mesmo que pacificamente, quando se tem mais de cinco ônibus lotados de policiais em frente a Universidade.
Pelo pouco tempo que estou aqui, já começo a entender o por quê desta frase proferida pelo meu amigo chileno, o por quê de haver muitos protestos violentos nas ruas e o por quê deste ódio sem fim ao Sr. Piñera. Não vivi nos tempos da ditadura, mas creio que não seja muito diferente do que se passa por aqui.
O povo chileno é um povo que luta pelos seus direitos, que levanta a bunda da cadeira quando se sente realmente incomodado com alguma situação e vai às ruas lutar pelos seus direitos.




Protesto contra a vinda do Presidente Obama.


Quem tiver interesse, leia este artigo do Wikipédia sobre a Revolução dos Pinguins, em 2006 aqui em Santiago:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mobiliza%C3%A7%C3%A3o_estudantil_no_Chile_em_2006

Hasta!

Não tenho aula essa semana não, o curso de História está de greve por vários motivos, então aproveito para passear um pouco por aí e dormir um pouco mais.

2 comentários:

  1. Ei trocou a greve na UFSM pela greve chilena! FORA FATEC!

    ResponderExcluir
  2. Volto a te recomendar leituras: "Nocturno de Chile" ou "Estrella Distante", de Roberto Bolaño. (Não, não é o de Chaves, e um escritor chileno). Pergunte nas livrarias ou a algum colega, deben conhecer, pois é bem famoso dentro da literatura atual em espanhol. Nesses dois livros fala da ditadura, são uns romances muito muito bacanas.

    Disfrute vale vale!

    ResponderExcluir